20 de março de 2010

As Eternas Histórias de Tia Heleninha

Helena Ardito Bortone, conquistou os ouvintes contando histórias pela Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional de Brasília
Nesse dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional do Contador de História. No rádio brasileiro a arte de contar histórias desempenhou importante papel na consolidação desse veiculo de comunicação. Uma das grandes representantes desse gênero no rádio foi Heleninha Bortone (Tia Heleninha). É a ela que vai a nossa homenagem.
 
    No dia 1 de setembro de 1977 Amazônia desperta os olhos do mundo e a Radiobrás inaugura a Rádio Nacional da Amazônia. Inicialmente a emissora transmitia das em um horário pela manhã e outro à tarde. Com o tempo, as transmissões foram ampliadas e o som da Rádio Nacional da Amazônia podia ser ouvido das 06h às 20h. Um ano mais tarde o sucesso do trabalho realizado pela Rádio Nacional da Amazônia se consolida. As cartas chegam aos milhares e aos poucos a equipe se consolidava.
     No dia 1 de fevereiro de 1979, Helena Ardito Bortone passa a fazer parte da equipe da emissora. A então superintendente da Nacional da Amazônia, Rita Furtado propõe a ela a criação de algo diferente. No mesmo dia Heleninha tem que viajar para São Paulo, no avião nasce à idéia de um programa infantil e 12 dias depois, em 12 de fevereiro daquele Ano Internacional da Criança, entra no ar o programa “Encontro com Tia Heleninha”. Um sucesso inesquecível da emissora. O programa recebe dois prêmios: Ondas, em Barcelona, Espanha, em 81 e a medalha do Pacificador Duque de Caxias com o quadro Casinha Verde-Oliva.
Trecho do programa “Encontro com Tia Heleninha” (Anos 80)

    No programa Heleninha apresenta músicas infantis, contava histórias e apresentava outras gravadas em discos, como as conhecidas histórias da coleção Disquinho. 
“A Formiguinha e a Pomba” - História da Coleção Disquinho.

    De imediato a radialista conquistou o gosto das crianças e adultos, e passou a receber milhares de cartas que agora o tratavam apenas como Tia Heleninha. "As músicas enseridas no programa pertenciam época mais rica da música infantil. Patotinha, Balão Mágico, Trem da Alegria. Foi uma época riquíssima em músicas infantis", contou Heleninha em uma entrevista a Rádio Nacional da Amazônia pouco antes de sua partida.
    Ainda no primeiro ano de estréia de Heleninha na Rádio Nacional da Amazônia, em janeiro de 1980 ela começou a apresentar a radionovela “História do Dito Gaioleiro”, que contava a história de um menino que fazia gaiola e que junto com outras duas crianças vivem uma experiência inesquecível. Encontram na mata um poderoso feiticeiro, “Nêgo Véio”, que graça a truques mágicos, faz com que os três embarquem em uma viagem ao mundo dos bichos. 
Capitúlo 01 da radionovela “História do Dito Gaioleiro” - (janeiro de 1980)
     Em seguida vem várias outras histórias, “Uma casa para muitos”, “Meu Pé de Laranja Lima”, “O Circo Chegou”, “Uma Noite de Natal”, “Poliana”, “Poliana Moça”, “Dois Grandes Amigos”, sem falar dos personagens dos livros infantis que ela escreveu, como “Precisa-se de um Avó” e “Desculpa Mãe”.
Trecho da história “Dois Grandes Amigos”.
    O programa “Encontro com Tia Heleninha”, permanece no ar por 20 anos interruptos, até 1999. Nesse período recebeu cerca de 6 milhões e setecentos e vinte e oito mil cartas. Com o programa fora do ar, a Rádio Nacional passou a receber centenas de carta pedindo o retorno de Heleninha.
   Anos mais tarde Heleninha, passa a apresentar o “Ciranda Nacional”, que tinha as mesmas características do “Encontro com a Tia Heleninha”, mas o programa fica no ar por um período bem menor, até 20 junho de 2004. Com o fim do programa Leninha vai para Rádio Nacional de Brasília, onde passa a apresentar o programa “Espaço Arte”, um talk show ligado ao mundo da arte.
Trecho do programa “Espaço Arte” (2008)
    Como sempre acontecia quando Heleninha por algum motivo tinha que se afastar da emissora, os ouvintes da Amazônia escrevem centenas de cartas pedindo o seu retorno. E assim no dia 12 de junho de 2005, junto com Carlos Moreira ela também passa a apresentar o programa, “Pra Lá de Bom”, cujo grande destaque era o quadro “Histórias que Encantam”, que apresentava pequenas histórias com grandes lições de vida. Ainda passaram pela apresentação do Prá Lá de Bom, junto com Heleninha, Alisson Machado e José Nery. Sendo assim vamos deixar que Heleninha conte uma de suas histórias. 
Pra Lá de Bom - Histórias que Encantam (2008)
    Em meados de 2008, os amigos de Heleninha recebem a notícia de que ela estava com câncer. Logo após a descobertas são iniciados os tratamentos, não resistindo às terapias fomos todos surpreendidos com a notícia da sua passagem no dia 26 de junho do mesmo ano. Foi-se a amiga, a contadeira de histórias, a tia... Mas ficaram as lições de vida dessa que costumava espalhar recados pela redação da Rádio Nacional com os versos do profeta carioca: Gentileza gera Gentileza. 
Walter Lima em Homenagem a Heleninha (27 de junho de 2008)
    Por muito tempo fui ouvinte de Heleninha Bortone (Tia Heleninha) e até hoje guardo as boas lembranças dos deliciosos momentos que ela pode proporcionar pelas ondas do rádio. E graças a mágia do rádio sua voz ecoara eternamente em nossos corações.

53 comentários:

wilma disse...

olá! passei aqui só para conhecer o blog e adorei.Tambem fui ouvinte das histórias da tia Heleninha.Minha infância foi ouvindo rádio,e confesso aprendi muito com as lições passadas por ela.Sinto falta desse tipo de programas educativos no rádio.
beijim
wilma

Jair disse...

sou um apaixonado por tia heleninha desde 1985

Anônimo disse...

saudades de vc querida heterna leninha...

Anônimo disse...

Tia Leninha será pra sempre uma pessoa inesquecível... SAUDADES

Anônimo disse...

Saudade da tia Leninha engraçado q todas as vezes q ouço sua voz fico emocionado,levei um susto qdo soube da sua morte,ha muito tempo não ouvia mais rádio,mas lembrei me do jeito meigo sua voz doce,confesso q fiquei chateado c sua partida,q Deus a tenha.

Anônimo disse...

LAURA
ouvi tia Leninha em toda minha infancia e confesso que muito do que sou hoje aprendi com suas histórias,já ouvi ela ler minha cartinha no dedinho de prosa.hoje casada,professora e mãe fico com saudade daquele tempo onde somente através do rádio eu podia viajar, sonhar e esperava que minhas filhas pudesse sentir a mesma emoção que sentia quando eu chegava da escola depois andar quilometro e quilometros, com fome, mas a primeira coisa era ligar o radinho de pilha e ouvir Tia Leninha.Que as lágrimas que caem agora de tanta saudade chegue a ela em forma de paz e carinho lá no céu.os anjinhos devem está ouvindo história.
SAUDADES!

Anônimo disse...

TIA LENINHA,MESMO SEM CONHECÊ-LA PESSOALMENTE,SINTO-ME COMO SE CONHECESSE.VOCÊ ME ENSINOU A VALORIZAR MAIS OS SIMPLES DETALHES DA VIDA;VOCÊ FAZ PARTE DA MINHA INFÂNCIA E COM CERTEZA DA MINHA TRAJETÓRIA DE VIDA.OBRIGADO A DEUS PELA SUA EXISTÊNCIA MINHA QUERIDA TIA LENINHA.SOU WALDEAN BARROS RIBEIRO.

Inesquecível disse...

Quanta saudade da minha infância o qual tia leninha fez parte.Não via a hora de começar o programa e voar na imaginação das fantasias das histórias contadas por tia leninha.Onde ela esteja, pode ter a certeza de ela acalentou o coração de muitas crianças nesse Brasil!

Dayane Plácido disse...

Adorei! Tia Leninha está nas minhas melhores lembranças da infância.

Saudade!!!

junior disse...

JUNIOR DIAS
minha infancia foi recheada de alegria
encontro con tia heleninha

Anônimo disse...

k pena fiquei muito chateado de saber de sua partida. Mas com certeza ela estara bem ao lado dos anjinhos do ceu.

Anônimo disse...

Fiquei triste em saber que a tao amada e querida Tia Leninha nao vive mais no meio de nos, mas acredito firmemente que a sua presença continuera nos nossos coraçoes.
Eu sempre me lembro dos programas que ela fazia no periodo da minha adolescenza, que maravilha era poder escutar aquela voz doce e alegre, que nos contagiava.
Pude tambem constatar uma vez mais que o bem que fazemos nesta vida, produz sempre frutos, mesmo depois da nossa morte. Ouvindo um trecho do programa de Tia Leninha ela dizia coisas que veio de encontro a minha necessidade do momento. Deus seja louvado pela existencia desta grande mulher.
Que Deus a recompense pelo bem que fez e continua fazendo na vida das pessoas que a conheceram e seguiram o seus programas.

Anônimo disse...

TIA LENINHA FEZ PARTE DA MINHA INFANCIA POR CAUSA DE SUAS HISTORINHAS QUANDO VEJO UMA FORMIGA MORRENDO VOU SEMPRE SAUVALA E MUITO MARCANTE PRA MIM .OBRIGADA POR TUDO .

Anônimo disse...

Tia Leninha foi demais na minha infância adorava os seus programas não pedia um só. Fiquei muito triste ao saber de sua morte, espero ela esteja em um bom lugar.

Anônimo disse...

Nossa, que pena que ela partiu. Passei minha infância ouvindo a tia Leninha. Uma de suas histórias que mais me marcaram foi Heidi e gostaria muito de adquirir aquela história tal qual passava no rádio, com as músicas tão lindas que me faziam chorar.Se alguém souber me avise.marciapvro@hotmail.com

aparecido disse...

EU morava na fazenda e ouvia muito a tia,eu gostava de contar as istorinha na escola que eu estudava, eu nao esqueci a quelas fabulas

Blog da Thina disse...

Oi, amigo! Cresci com a Tia Leninha e gostaria muito de localizar aquelas história para reproduzi-las hoje para meus alunos. Albertina

Anônimo disse...

ouvi tia leninha em toda minha adolecencia e digo para mim é insubstituivel, em seu geito sereno e doce de contar histórias e contar um conto, ela se foi, mas trago comigo muitas lembranças, enclusive sua voz que ainda paece soar em meus ouvidos e eu prestando muita atênção.muito obrigada, sei descansas em paz num lugar abençoado por papai do céu.

Anônimo disse...

OUVI MUITO TIA HELENINHA QUANDO IA PASSAR FERIAS NO SITO DO MEUS AVÓS E ME APAIXONEI ATUALMENTE SOU EDUCADOR SOCIAL NO CREAS E APRESENTO UM PROGRAMA DE RÁDIO QUE CHEGA HA 15 CIDADES DE NOSSA REGIÃO A MAIOR FELICIDADE QUE ACONTECEU NA MINHA VIDA FOI QUANDO EU A CONHECI EM 2004 QUANDO FUI A BRASILIA PARTICIPAR DA PRIMEIRA AMOSTRA DA SAÚDE DA FAMILIA ,A DEPUTADA FEDERAL TEREZINHA FERNANDES ME LEVOU NA RADIOBRAS,QUE O SENHOR JESUS TE RECOMPENSE POR TUDO QUE TIA HELENINHA FEZ PELAS CRIANÇAS DA AMAZONIA E DA REGIÃO DO MEARIM AQUI NO MARANHÃO SEU ETERNO SOBRINHO QUE A MANTERÁ VIVA NO SEU CORAÇÃO GUTEMBERG CARNEIRO NASIMENTO PRESIDENTE DUTRA MARANHÃO

Anônimo disse...

Ooiii caro amigo.
Sempre admirei as histórias da Tia Leninha, e gostaria de poder localizar algumas para reproduzir para meus alunos, pois estou desenvolvendo um trabalho na escola que trabalho.
Sonia.

Cláudio Paixão disse...

Para as pessoas que estão pedindo as histórias da tia Leninha. Na voz dela tenho apenas a Dois amigos, porém a maior parte das histórias reproduzidas por ela no programa eram da coleção disquinho, cuja, tenho algumas. Deixe seus comentários com email que tentarei, repassalás.

Anônimo disse...

Ha! que saudades da Tia Leninha, que pena, estou com o coração partido!! queria tanto ouvi-la novamente!

suely disse...

Ouvi o programa da Tia Leninha durante toda a minha infancia e agora que sou mãe gostaria que as minhas filhas sentissem toda a magia que eu sentia quando ouvia os seus programas e seus ensinamentos e foi por causa da paixão que tenho por ela é que descobri este blog, fique muito triste em saber da sua partida, pena não encontrarmos mais as coleções de disquinhos.

Andreza Barreto Oliveira disse...

Nossa, que saudades da minha infância e que tristeza ao saber que a "Tia Leninha" já partiu!!!!!!!!!! Cresci ouvindo e apreciando o programa "Encontro com tia leninha" e o meu primeiro contato com Contos de Fadas foi através do seu programa...eu ficava encantada com as histórias, é impressionante como a história contada no rádio faz agente viajar com a imaginação lembro - me do " Dito Gaioleiro", " Poiana" e "Os três machados"...
Foi a paixão pelo programa da Tia leninha que me fez encontrar este blog. Gostaria de saber como faço para adquirir pelo menos um episódio do programa, ou se possível algum exemplar da Coleção Disquinho?

Cláudio Paixão disse...

Olá gente! Para quem está atrás da história da Coleção Disquinho, tenho a seguinte dica: acesse, http://search.4shared.com/q/1/Disquinho.
Nesse site você tem a possibilidade de baixar boa parte das histórias da coleção.

Abraços!!!

João Bispo Piçarra - Pa disse...

Há quantas saudades daquela voz doce, entoando em meus ouvidos, os conselhos de um dedinho de proza sempre nos trazendo uma lição de vida, vejo a vida de uma forma totalmente diferente graças a soudosa e eterna tia leninha.

09/07/2011

Anônimo disse...

Com muitas lagrima, e com uma dor profunda no coração.tia heleninha que saudades, me ajudou a educar minhas filhas, lembro-me como se fosse hoje como minha filha camila, (hoje com 33anoa)se acomodava pra ouvir as historias de tia heleninha.era um silêncio muito grande só se ouvia a voz suave e docê de tia heleninha contando a historia do dito gaiolero. ai que saudades

Anônimo disse...

Eu também adorava ouvir o programa Encontro com Tia Leninha. Ah! Que saudades das estorinhas.
Encontrei várias da coleção disquinho no 4shared, mas a que mais procurei e não achei nada em português foi a da Heidi. Se alguém tiver aquela do Programa, e puder enviar, peço por favor.
Aqui fica meu e-mail: floresdoprado@gmail.com.
Meus agradecimentos ao Cláudio por tão merecida homenagem.
Abraços.

Anônimo disse...

gostaria de obter a historia da heide...
contada pela tia leninha.

Anônimo disse...

EU VOU SEMPRE AMAR TIA LENINHA, EU CONSEGUI BAIXAR A HISTÓRINHA DO DITO GAIOLEIRO E QUERIA BAIXAR A HISTORINHA DA HEYDE. COMO BAIXAR?

Anônimo disse...

Na verdade ainda não sabia que ela havia morrido. Uma pena. Já não se faz rádio como antigamente.
A voz dessa mulher e seu jeito único de contar hist´[orias infantis marcou a minha infância no início dos anos 80 (1981/82/83.
Ela estárá para sempre em nossas deliciosas lembranças de um tempo que só existe em nossos corações.

Anônimo disse...

Lembrei dela, e procurei alguma coisa a seu respeito, e fiquei triste em saber que ele faleceu, as rádios que tem suas historias gravadas deveria vender o áudio, todo pai gostaria que os filhos descobrisse que já existiu muita coisa boa na mídia nacional...........

adriano oliveira disse...

tenho 34 anos e ainda me lembro das histórias da tia eleninha era muito bom. curtia muito com minhas irmãs. bjs tia!

Anônimo disse...

Fui ouvinte da tia Leninha, ainda lembro do seu timbre de voz, ha como tenho saudades, ainda é tao grande que doi no meu peito.

Lucimar disse...

que pena, ouvi muitas histórias da tia Helena, adora o programa dela. nos anos 80 eu era uma adolescente e nunca esqueçi de uma coisa que ela disse: quando tomar banho, puxe a agua com o rodo pois o proximo a usar o chuveiro quer ele limpo.

Anônimo disse...

Não sabia que a minha querida tia Heleninha tinha partitido. estou com lagrima nos olhos,mais tambem muito grata por tudo que aprendi com ela.saudades.

Elieser Carvalho disse...

Foi-se um icone da comunicacao. Eu, quando criança, não perdia um programa encontro com Tis Leninha. Saudades eternas.

Baltazar Casagrande disse...

É uma pena que a querida tia Heleninha tenha falecido. Eu tenho orgulho de dizer que fui um fã enquanto criança do programa da querida tia Heleninha.

Aurea Cardoso disse...

Sou do interior de Pará onde passei a minha infância ouvindo tia Heleninha. Hj moro no Rio e me deu uma saudade dela. Passei a buscá-la aqui na rede. Descobri q ela havia falecido. Agora é q vou fazer o meu luto. Estou sofrida no momento pela triste notícia. Agradeço ao autor desse blog por estar me ajudando a matar a saudade da voz dela e da minha infância. Sinto mto!!!

Anônimo disse...

Como faço pra adquirir as historias da tia Heleninha?regianemontagner@hotmail.com
Regiane

Anônimo disse...

meu Deus que pena que ela se foi.e eu nao sabia mas eu tenho certeza q ela esta em um lugar muito lindo com certeza.agradeço aDeus pela vida desta pessoa maravilhosa que fez parte da minha infania com suas historias maravilhosas.eu morava no interior do Amazonas na fazenda do meu pai e hoje moro em Blumenau SC .faz mt tempo mas eu nunca esqueci desta epoca maravilhosa.JSiqueira artista plastico escultor

Lúcia Veríssimo disse...

Gente, Faço um programa infantil http://vidasemcrescimentojp.blogspot.com.br/p/quem-somos.htmlevangélico na Radiocpadfm 96,1, em João Pessoa, todos os sábados das 16h00/17hoo, http://www.radiocpadfm.com.br/pagina/index/?id=1d Pesquisando outros programas infantis de Radio encontrei Tia Heleninha, muito legal. Parabéns pela homenagem feita a ela, muito merecida.

Anônimo disse...

Despertou-me o interese em saber mais sobre essa maravilhosa pessoa que marcou a minha infãncia num tempo em que os meios de comunicações ainda transmitiam boas informações e conteudos super importantes, sem duvidas foi uma excelente profissional, considero minha eterna tia, aprendi e lembro muito bem dos seus conselhos, tento passar esses valores pro meu filho hoje, mas me entristeseu muito ao saber de sua partida, me conforta saber que Deus a levou pra ensinar la no cêu as histórias mais limdas que eu ja houvi em toda minha vida, que saudades tia daqueles tempos boms eu nem sabia e você ja me preparava pra vida. Obrigado de coração, eu te amo muito. Edimilson Cloth.

Anônimo disse...

FOI EM 1982 QUE COMECEI A OUVIR A RÁDIO NACIONAL DA AMAZÔNIA E DENTRE A SUA PROGRAMAÇÃO ESTAVA O ENCONTRO COM A TIA LENINHA. E COMO TODO BOM OUVINTE LÁ ESTAVA EU NO PÉ DO RÁDIO PARA OUVIR DE PERTINHO A DOCE VOZ DA TIA QUERIDA COM SUAS HISTÓRIAS, NOVELINHAS! UM BATE PAPO LEGAL! CONSELHOS! ENSINAMENTOS!!! SAUDADES... SINTO MUITA SAUDADES. E SEMPRE QUE OUÇO A SUA VOZ (COMO ATRAVÉS DESTE ESPAÇO) DIFÍCIL ACREDITAR QUE ELA NÃO ESTÁ MAIS AQUI.
SEU CARINHO, SUA ATENÇÃO ERA PARA TODOS. CRIANÇAS, ADULTOS VOVÓS E VOVÔS.
SÃO TANTAS AS ESTRELAS DO CÉU... UMA DELAS TEM O NOME DE "HELENINHA". DOCE TIA LENINHA! E BRILHA NO CÉU E NO MEU CORAÇÃO, E NO CORAÇÃO DAQUELES QUE A AMOU E AMA E VAI AMÁ-LA PARA SEMPREEEEEE.

Angela Maria
De: Itabuna-BA

Frei Gilberto Guimarães disse...

Tia Heleninha marcou a infância de muitas crianças nas décadas de 80 e 90. Eu fui uma dessas crianças, morava na zona rural, não tinha acesso as tecnologias da ápoca, apenas o rádio e foi com ele, ouvindo a voz de Tia Heleninha que aprendi muitas coisas. Saudades de Tia Heleninha, Deus dê a ela um bom lugar.

CESZD disse...

Caracas....eu ouvia todo dia o programa dela aqui no maranhão, muito legal mesmo...

Anônimo disse...

EU QUERIA QUE MEUS FILHOS A OUVISSEM COMO EU OUVI E ATE HOJE SINTO SAUDADE


PATRICIA...

Anônimo disse...

HOUVE DURANTE MINHA INFANCA QUE SAUDADE NO INTERIOR DO TOCANTINS COM MEUS PAIS LRS..........

Anônimo disse...

Que saudades dessa voz maravilhosa no rádio....

Roseli Bitzcof disse...

Eu passei grande parte da minha infância ouvindo as histórias da Tia Leninha. Eu amava.Hoje pesquisando sobre a Tia Lenita da folha São Paulo, resolvi saber um pouco sobre Tia Leninha. Foi muito bom relembrar a minha infância. Parabéns pelo blog.

valeria disse...

muitas saudades dos programas e das historias foi bom ouvir de novo nem que so por um segundo







Lorivaldo Rodrigues Veloso disse...

fiquei muito triste em saber que a tia Leninha nao esta mais entre nos...me diverti muito guando criança com suas historinhas e nunca esqueci dela que deus possa ter dado a ela um bom lugar

Marcos Laurindo Bento disse...

Também cresci ouvindo tia Leninha. Era certo que na hora do programa, eu e meus irmãos estávamos atentos ouvindo. Que pena que hoje não tenha mais pessoas como ela. Que Deus a recompense por tudo que ela ensinou.

Postar um comentário

 

Na Trilha do Rádio Design by Insight © 2009