1 de setembro de 2017

Programas pioneiros continuam fazendo história na Rádio Nacional da Amazônia


O quinto capitulo do radiodocumentário Memória Nacional, Rádio Nacional da Amazônia 40 anos conta a história de programas pioneiros da emissora e que estão no ar até hoje. Destaque para os programas Ponto de Encontro, Falando Francamente e Natureza Viva. Para lembrar desses programas vamos ouvir Sula Sevilles, Artemisa Azevedo e Mara Régia, pioneiras nos microfones da Rádio Nacional da Amazônia.


“PIONEIROS NO AR”


Radiodoc Memória Nacional - Pioneiros no Ar (2017)
Atualmente, a programação da Rádio Nacional da Amazônia entra no ar ás 5h da manhã, com o programa Bom Dia Amazônia, que no inicio da década de 1980 chegou a ser apresentado pela primeira superintendente da emissora, Rita Furtado.

Mesmo com todas as transformações pelas quais a rádio passou ao longo dos anos, alguns programas são clássicos e continuam no ar até hoje, e desempenham importante papel social.
 
Sula Sevillis  locutora do programa Ponto de Encontro no ar desde de 1985, é uma das maiores audiências da Rádio Nacional da Amazônia.
O Ponto de Encontro, levado ao ar pela primeira vez em março de 1985, é um dos maiores sucesso da emissora. O programa atende uma média de 600 ligações por mês, além de cartas e recados por e-mail. O programa coleciona uma série de histórias com final feliz: casamentos, novas amizades e reencontros emocionantes!

Outro grande sucesso da emissora é o programa Falando Francamente, que está no ar desde o dia 03 de junho de 1990. Quando estreou o  programa contava com a apresentação de Carlos Moreira e Artemisa Azevedo. 
O Falando Francamente é referência na abordagem de temas como saúde, saneamento básico e previdência.  O programa também transmite as radionovelas que são a marca da emissora.

Quando o assunto é meio ambiente, logo aparece o programa Natureza Viva, que também esta no ar desde o início da década de 1990.  Após a realização da ECO-92 no Rio de Janeiro, o programa foi reformulado e se consolidou como grande sucesso na programação da Rádio Nacional da Amazônia e emissoras comunitárias à partir de 29 de maio de 1993.

O primeiro núcleo de radiojornalismo, da Rádio Nacional da Amazônia foi criado em 1979, com Clair Cossetin, Elizabel Ferriche e Aranha Araújo, mas o primeiro rádiojornal produzido pela emissora, com informações exclusiva para Amazônia foi o Jornal da Amazônia, levado ao ar pela primeira vez em 14 de junho de 2004.

Com uma programação diversa, que vai do jornalismo ao radiodrama, a Rádio Nacional da Amazônia se consolidou como um canal de expressão para população da região amazônica. A história da emissora se confunde com a relação que ela estabeleceu com os ouvintes ao longo dos anos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Na Trilha do Rádio Design by Insight © 2009